top of page

1º Papo Democrático estimula o debate sobre cidadania





Iniciativa do deputado federal Daniel Trzeciak reuniu cerca de 300 estudantes do Gonzaga


Um público curioso e com muitas perguntas, na fase de preparação para o ingresso na universidade. A estreia do Papo Democrático, iniciativa do Gabinete do deputado federal Daniel Trzeciak para aproximar o diálogo sobre cidadania dos estudantes do Ensino Médio, reuniu cerca de 300 alunos do Colégio Gonzaga na manhã desta sexta-feira (25/08). Durante uma hora e meia o deputado interagiu, trocou ideias, ouviu e reforçou a importância do tema no dia a dia dos jovens.


O encontro realizado no teatro do Colégio Gonzaga marcou a abertura do projeto que pretende estimular a cidadania enquanto ferramenta de garantia dos direitos individuais e coletivos. Trzeciak, que é formado em Jornalismo e Direito, falou dos Três Poderes da República, suas funções e seus integrantes nos níveis federal, estadual e municipal, e como a Constituição exerce papel fundamental na vida dos brasileiros.


A interação com os estudantes foi estimulada através do uso de ferramentas digitais. Pelo celular, um QR disponibilizado aos adolescentes permitiu que respondessem perguntas. Quando questionados sobre o que a palavra política remetia a eles, uma nuvem de palavras se formou a cada termo digitado nos celulares. Destacaram-se "democracia, sociedade e leis", entre outros.


O parlamentar mostrou como a política faz parte da rotina de todos, da hora em que levantam até o momento em que chegam à escola. Quem acorda pela manhã usa energia elétrica (PIS/Cofins e ICMS); veste o uniforme (ICMS); toma café (ICMS, PIS/Cofins); desloca-se de carro (IPVA + gasolina - ICMS, Cide-combustíveis, PIS/Cofins, Imposto de Importação); paga a mensalidade escolar para estudar (PIS/Cofins e ISS); participa de aulas com disciplinas estabelecidas (Lei de Diretrizes e Bases - LDB) e usa o celular (ICMS, PIS/Cofins e IPI).


"A política é abrangente, está em praticamente tudo. Por isso conversar sobre ela é importante, na escola, em casa, com os amigos. Não precisa concordar com tudo. A maioria das pessoas não gosta, evita, mas quanto maior o diálogo, sem extremismos, mais vamos avançar como sociedade", afirmou Trzeciak.


Os estudantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas ao deputado, que respondeu sobre temas de interesse dos jovens, como a liberação do portes de armas, o consumo de drogas, as mudanças no Enem e o funcionamento da destinação de emendas. Ele também foi questionado a respeito de como despertou para a política e quais suas iniciativas considera as mais importantes. Ao final do Papo Democrático, três exemplares da Constituição foram sorteados entre os alunos.


***


Deixe suas sugestões para o mandado em nossas redes sociais: Facebook Instagram Twitter

Mande uma mensagem para nosso WhatsApp: (53) 99945-9045

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page