top of page

100 dias em Brasília


Por: Daniel Trzeciak

Talvez compartilhes do mesmo sentimento. O tempo parece passar a cada dia mais rápido. Muitas vezes somos atropelados pela rotina. Uso as próximas linhas para fazer uma reflexão destes primeiros 100 dias de mandato como representante do povo gaúcho em Brasília.

Focar num mandato íntegro, transparente e impulsionado pela moralidade e pela eficiência no uso do dinheiro público é um mantra que sigo à risca na minha vida pública.

Não há mais espaço para privilégios, muito menos para vaidades pessoais. E o exercício da atividade parlamentar é um espelho da conduta que cada um adota em sua vida particular.

É assim que, logo no início, me vi naturalmente instigado a doar a íntegra do auxílio-mudança, a que teria direito, para a compra de equipamento ao Pronto Socorro de Pelotas. Nunca me furtei de ajudar o próximo, e não seria nesse momento que ignoraria esse deves social que todos nós carregamos.

Na mesma linha, não me sentiria confortável se aderisse ao regime previdenciário especial dos parlamentares. Quero viver num país com mais igualdade e equilíbrio. Um parlamentar deve dar o exemplo! Por isso, estou contribuindo para o regime geral da previdência social, o INSS.

Minha luta também é por coerência. Se hoje tempo a possibilidade de debater uma reforma da previdência que julgo ser justa, conforta-me saber que meu discurso não destoa das minhas ações. Se hoje combato a não redução das verbas ao nosso ensino superior, é porque vejo nas nossas instituições públicas uma alternativa sempre em potencial para promover a educação. Só assim teremos o Brasil que todos sonhamos.

Não quero ter lado na história. Quero minha Zona Sul em evidência. Quero meu Rio Grande de volta ao cenário de destaque. Quero meu Brasil nos trilhos. E isso não me coloca refém de qualquer ideologia. Tenho compromisso com a minha consciência.

Com a responsabilidade de quem exerce cargo público, contabilizo 85% de economia da cota parlamentar, provando ser possível fazer diferente.

Em minha primeira possibilidade de indicação de emenda parlamentar, levei recursos em que me trouxe até aqui: R$ 2 milhões destinados integralmente para 10 hospitais da região sul e R$ 500 mil para educação, em escolas de Canguçu e São Lourenço do Sul. Não aplaca a grande necessidade da área da saúde e das escolas agrotécnicas, é verdade, mas para mim tem um significado especial, de gratidão.

Enfim, presto estas minhas primeiras contas do mandato. Estão renovadas as energias para novos 100 dias, com a tranquilidade de colocar em prática aquilo que sempre julguei essencial da política, que é cuidar do que é público e colocar-se na posição do cidadão.



Deputado Daniel Trzeciak na tribuna da Câmara Federal

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page