top of page

Dia Nacional da Doceira é comemorado pela primeira vez



Deputado federal Daniel Trzeciak é o autor do projeto


O primeiro ano do Dia Nacional da Doceira, celebrado neste 6 de junho, foi comemorado pelo autor do projeto, deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), com as doceiras de Pelotas, convidadas para um café da manhã no Escritório Zona Sul do mandato. As profissionais receberam um diploma para marcar a data e pontuar a Lei 14.749, sancionada em 5 de dezembro de 2023.


Trzeciak recebeu as empreendedoras que inspiraram a iniciativa. A tradição remete a um período em que as mulheres se dedicavam à produção de doces nos lares, para ajudar na economia doméstica, o que levou à transmissão cultural das receitas de geração em geração, legado consolidado em Pelotas e na Zona Sul, hoje berço da produção no Brasil. São milhares de pessoas envolvidas, entre fabricantes e fornecedores.


Participaram do encontro representantes da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, da Cooperativa dos Doceiros de Pelotas e empresárias do setor. "Eu não poderia deixar passar uma data que para mim é importante como cidadão pelotense, como legislador. É um momento para lembrar, deixar marcado no calendário o 6 de junho como o Dia Nacional da Doceira. Tenho muito orgulho de ter feito a lei. Enquanto vereador fiz a lei municipal, depois, como deputado, trabalhei para que essa data fosse reconhecida nacionalmente, colocando nossa cidade em outro patamar", disse o deputado.


O encontro também serviu para ouvir as representantes do setor, sobre suas conquistas e demandas que veem como necessárias para avançar com a economia que gira em torno de uma das principais marcas culturais e turísticas da cidade. "A gente trabalha no dia a dia, independentemente das crises, como a pandemia e essa nova (enchentes), que nos atingiu. A gente envia doces para Porto Alegre, nosso ponto forte, que ficou isolada. Mesmo assim, estamos todos os dias colocando a mão na massa e mantendo essa tradição", destacou Maria Helena Jeske.


O Dia Nacional da Doceira foi apresentado no primeiro mandato do deputado, em 2019. Tramitou pelas comissões da Câmara até chegar ao Senado em 2023, onde teve o parecer aprovado por unanimidade na Comissão de Educação, Cultura (CE) e Esporte em caráter terminativo.


***


Deixe suas sugestões para o mandado em nossas redes sociais: Facebook Instagram Twitter 

Mande uma mensagem para nosso WhatsApp: (53) 99945-9045


7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page