Doceiras ganham espaço na futura ‘Rua do Doce’


Em razão da pandemia da Covid-19 as comemorações tiveram que ser repensadas e as doceiras se reinventaram para que a produção não parasse.



Há dois anos, o dia seis de junho se tornou especial para as doceiras de Pelotas. A data passou a integrar o calendário oficial de eventos da cidade após o projeto, do então vereador Daniel Trzeciak (PSDB/RS), ter se tornado a Lei Municipal nº 6.582, que instituiu seis de junho como o ‘Dia da Doceira’. Para as profissionais que passam de geração em geração a tradição dos doces que levam o nome de Pelotas para fora do Brasil, o reconhecimento fortalece o trabalho de quem se dedica na produção artesanal de quindins, pastéis de Santa Clara, bem casados, fatias de Braga, entre outras delícias.


Em razão da pandemia da Covid-19 as comemorações tiveram que ser repensadas e as

doceiras se reinventaram para que a produção não parasse. Com isso, a Associação das Doceiras de Pelotas que conta com 17 empresas da cidade, ganhou um espaço temporário na futura ‘Rua do Doce’ para que, durante uma semana, os tradicionais doces pudessem ser comercializados. Desde a última segunda (8) nove doceiras estão se revezando durante horário comercial (das 10h às 16h) para atender ao público. No primeiro dia, 500 doces foram vendidos apenas no período da tarde. O deputado federal Daniel Trzeciak esteve no local acompanhado do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella. A ação, que aconteceria até este sábado (12) foi prorrogada até o dia 20 de junho.


O projeto da ‘Rua do Doce’, localizada na rua 7 de Setembro, entre Andrade Neves e General Osório, próxima ao chafariz ‘As Três Meninas’, contempla espaços para as doceiras, banheiros e área de convivência e está em fase de licitação. No próximo dia 19, está marcada a abertura das propostas das empresas interessadas na execução da Rua do Doce.

Projeto de Lei

Na Câmara dos Deputados, Trzeciak protocolou um projeto de lei nº 6328/2019 – ainda em tramitação –, que institui, igualmente, seis de junho o ‘'Dia Nacional da Doceira' como forma de reconhecer o trabalho de doceiras de todos os cantos do país que cultivam as tradições de cada local.


Saiba mais em: https://www.youtube.com/watch?v=67ie8TokRTU

171 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr

Receba as atualizações do nosso mandato

© Assessoria de Comunicação Deputado Federal Daniel Trzeciak