top of page

Pelotas - Mais segurança à noite no entorno dos hospitais

Atualizado: 13 de mar. de 2022






Iluminação de LED muda - para melhor - o cenário ao redor das casas de saúde; emenda do deputado federal Daniel Trzeciak garantiu a troca das lâmpadas




Nova iluminação entorno do hospital Santa Casa de Misericórdia



Existe uma relação direta entre a sensação de segurança e a qualidade de vida em uma cidade. E para alcançar a primeira, cabe ao Poder Público realizar uma série de investimentos, como forma de despertar na população esse sentimento. Ruas e avenidas bem iluminadas, por exemplo, oferecem às pessoas tal percepção. É o que vem acontecendo no entorno dos seis hospitais de Pelotas, onde a substituição das lâmpadas de vapor de sódio pelo sistema de led traz uma nova realidade às ruas de acesso às casas de saúde. Bom para quem circula pelos locais à noite, bom para pacientes/familiares e corpo médico das instituições.


A mudança significativa - é visível a claridade por quem cruza nos seis trechos - foi possível através de emenda parlamentar de R$ 145 mil, destinada pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) para contemplar as áreas ao redor dos hospitais São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel), Beneficência Portuguesa, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HU).


“A iluminação de LED ao redor dos hospitais foi um grande presente pra cidade de Pelotas, pois aumentou a sensação de segurança para os pacientes e profissionais de saúde que circulam a noite nessas áreas, devido aos atendimentos que ocorrem à noite pelo Pronto Socorro, traumatologia, obstetrícia e urgências cirúrgicas”, avalia o médico Mateus Tessmer, que atua na Santa Casa de Pelotas.


São 76 pontos de luz alvos de investimento através da emenda. Para o deputado, a sensação de segurança que a iluminação de led oferece é umas das principais vantagens do modelo. “A ideia é que no momento em que as pessoas estão mais fragilizadas, por motivos de saúde, tenham a garantia de conforto para transitar em torno dos hospitais com mais segurança. A saúde depende de vários processos e devemos analisar cada etapa para oferecer cada vez mais melhorias.”


DO ALTO


Imagens aéreas feitas com drone, antes de depois da troca das lâmpadas, revelam o quanto o entorno dos hospitais já foi impactado positivamente. A baixa luminosidade causada pela cor amarela do antigo sistema não existe mais. No seu lugar, agora é possível perceber ruas com claridade intensa à noite.


Confira o vídeo:



***

82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page