top of page

Turismo no RS pós-enchente é debatido na Câmara


Deputado Daniel Trzeciak presidiu audiência sobre o tema estratégico


O deputado federal Daniel Trzeciak presidiu nesta quarta-feira (03/07) a audiência pública Recuperação do setor turístico no Rio Grande do Sul, na Comissão de Turismo (CTUR) da Câmara dos Deputados, com autoridades convidadas e parlamentares que discutiram alternativas e barreiras que ainda impedem a retomada de um setor estratégico para o Estado após as enchentes.


Temas como setor hoteleiro, malhas rodoviária e aérea, linhas de crédito, empréstimos, burocracia, desemprego, cenários de calamidade e financiamento federal foram debatidos pelos convidados.


Para Trzeciak, o turismo se apresenta como uma das principais ferramentas para ajudar a economia dos municípios impactados pela catástrofe histórica. No entanto, também precisa de apoio federal. Nesse sentido, questionou se os recursos do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), vinculado ao Ministério do Turismo com orçamento específico e com linhas que abrangem os financiamentos privados, são suficientes hoje para as necessidades atuais.


Problemas como o fechamento de dezenas de restaurantes e demissões na Serra são realidade, apontou Thomas Fontana, diretor do Grupo Somos RS. A cidade de Gramado, apenas no mês de maio, demitiu 900 pessoas. "Nenhuma empresa na Serra gaúcha conseguiu acessar os recursos do BNDES", disse, referindo-se à burocracia e à legislação, que não contempla municípios fora da chamada mancha da enchente, como se não tivessem sido atingidos.


A diretora de Programa da Secretaria Nacional de Aviação Civil, do Ministério dos Portos e Aeroportos, Julia Lopes da Silva Nascimento, falou sobre o cenário dos aeroportos gaúchos e os investimentos previstos a curto prazo. O de Pelotas (Simões Lopes) irá aumentar a quantidade de voos a partir de agosto, de oito para 15 frequências semanais. Já seu uso para voos internacionais ainda aguarda resolução de uma pendência junto à Receita Federal, respondeu a diretora à pergunta feita por Trzeciak.


A audiência na CTUR durou das 15h às 17h20min e foi uma solicitação dos deputados Daniel Trzeciak, Paulo Litro (PSD), Bibo Nunes (PL) e Alexandre Lindenmeyer (PT).


Quem participou:


Milton Zuanazzi, secretário nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo


Luiz Fernando Rodriguez Júnior, secretário estadual de Turismo do Rio Grande do Sul


Fabiano Feltrin, prefeito de Farroupilha e presidente da Associação dos Municípios da Serra Gaúcha


Thomas Fontana, diretor do Grupo Somos RS


Paulo Geremia, presidente do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre - SHPOA


Julia Lopes da Silva Nascimento, diretora de Programa da Secretaria Nacional de Aviação Civil - Ministério dos Portos e Aeroportos


Marcos Aguzzolli, prefeito de São Francisco de Paula


Rudinei Härter, prefeito de São Lourenço do Sul


***


Deixe suas sugestões para o mandado em nossas redes sociais: Facebook Instagram Twitter 

Mande uma mensagem para nosso WhatsApp: (53) 99945-9045

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page