top of page

A pesca do camarão na Lagoa dos Patos


Videoconferência para esclarecimentos aos pescadores



Em meio a manifestações recentes, os pescadores das colônias às margens da Lagoa dos Patos que trabalham na safra do camarão procuraram o deputado federal Daniel Trzeciak para a construção de um diálogo junto ao IBAMA. A videoconferência, na tarde de hoje (26), serviu para proporcionar esclarecimentos aos pescadores sobre as leis de fiscalização da entidade.


Os pescadores fizeram questionamentos sobre uma limitação de 200 Kg do crustáceo, que estaria sendo imposta ao transporte em caminhões que escoam a safra para comerciantes interestaduais. “É uma quantidade muito baixa que não faz valer a pena pelo preço do transporte. Os comerciantes precisam dos pescadores, e os pescadores precisam dos comerciantes”, disse Ivan Kuhm representante da colônia Z-8.


Em contraponto, os técnicos do IBAMA informaram não haver limite de peso para o transporte do crustáceo. No entanto, houve em algumas operações a fiscalização sobre a procedência do pescado e o cumprimento da lei. A pesca do camarão na Lagoa dos Patos só é permitida de forma artesanal, usando “redes de aviãozinho”. Devido à quantidade das mercadorias apreendidas, foi constatado que tinham sido feitas através da pesca de arrasto, o que seria prática contrária à legislação ambiental.


Após a manifestação de todos os participantes, o deputado Daniel Trzeciak ponderou que as inúmeras pautas levantadas precisam ser solucionadas e deixou o mandato à disposição para seguir encaminhando as reivindicações dos pescadores para as autoridades competentes. E reforçou que a cultura do camarão é uma das nossas riquezas regionais, e deve ser cuidada para que siga proporcionando desenvolvimento econômico para a Zona Sul.


Participaram da reunião: a Superintendente do IBAMA no Rio Grande do Sul, Claudia Costa; a representante da Emater, Ana Spinelli; a representante da FURG, Liandra Caldasso; o advogado do Cidijus, José Ricardo Costa; o vereador de Pelotas, Paulo Coitinho; o representante da colônia Z-3, Nilmar Conceição; o representante da colônia Z-8, Ivan Kuhm; entre outros pescadores da região.


***


Deixe suas sugestões para o mandado em nossas redes sociais: Facebook Instagram Twitter


Mande uma mensagem para nosso WhatsApp: (53) 99945-9045

131 visualizações0 comentário
bottom of page