top of page

Banco de Leite Humano de Caxias recebe emenda de Trzeciak


Unidade irá atender 49 municípios da

Serra Gaúcha


Uma demanda histórica na área da saúde está mais próxima de se tornar realidade em Caxias do Sul. Na tarde desta sexta-feira, o deputado federal Daniel Trzeciak anunciou, ao lado da vereadora Marisol Santos (PSDB), emenda parlamentar no valor de R$ 350 mil para ajudar na efetivação do Banco de Leite Humano do Hospital Geral (HG).


O projeto existe há alguns anos e irá beneficiar 49 municípios da Serra. Anteriormente não havia espaço físico. Porém, com a construção do prédio novo da instituição, foi prevista a área do Banco de Leite. Está tudo pronto e a etapa destinada a equipar a unidade encontra-se em aprovação no Rotary, parceiro da iniciativa, algo que deve acontecer até o mês de março. Depois disso, será feita a compra dos equipamentos e materiais. Paralelamente, a equipe da Nutrição será capacitada junto à Santa Casa.


Hoje, enquanto o Banco de Leite não entra em operação, um setor dentro do hospital, o Lactário, recebe as mães, onde retiram o leite fornecido a seus bebês. Quando os recém-nascidos precisam ficar na UTI Neonatal, elas são orientadas para retirar em casa e levar até o HG.


Será um grande ganho para a saúde de toda a região, destacou o deputado Daniel Trzeciak, ao visitar o Hospital e conhecer de perto o projeto. "Me tornei pai ano passado e vivo desde então, na minha rotina, o dia a dia da minha filha. Vê-la com saúde é uma alegria e tudo isso deve-se principalmente ao ato de amamentação. O Banco de Leite Humano fará toda a diferença para mães e recém-nascidos, e garantirá um bom desenvolvimento das crianças", lembrou o parlamentar.


Autora da lei que criou a Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno, a vereadora Marisol trabalha pela causa desde o início do seu mandato e comemorou a conquista.

O HG oferece atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a mais de 1,2 milhão de habitantes de 49 municípios atendidos pela 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS).


***

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page