top of page

Doação de Sangue em Tempos de Pandemia


"Sou doador e meu papel é incentivar outras pessoas a tornarem a ação um hábito"


Um único doador pode salvar até quatro vidas. O gesto simples, por vezes, é confundido com medo por parte da população. Em tempos de pandemia, o estoque do Hemocentro Regional de Pelotas, que atende 24 municípios da Zona Sul e da região da Campanha, está abaixo do ideal. Os bancos de sangue contam com a colaboração voluntária da população e por conta disso, o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB/RS) é um defensor do tema. Em seu mandato como vereador em Pelotas, criou o ‘Bloco Unidos pelo Bem’ em parceria com a Associação das entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) que incentivou os foliões pelotenses a se unirem a causa por ser um período de baixa adesão. Eleito deputado federal em 2019, o projeto chegou a sua terceira edição.


“A doação de sangue é uma causa que acompanho muito antes de entrar para a política. Sou doador e meu papel é incentivar outras pessoas a tornarem a ação um hábito”, disse o deputado.


Pedido para contribuição com a Corrente da Vida: https://www.facebook.com/watch/?v=672096476897028



De acordo com a coordenadora do Hemocentro Regional de Pelotas, Gisele Pinto, o número de doadores considerado ideal para manter o estoque abastecido seriam 60 pessoas, porém os números são inferiores. “Contamos com a colaboração das pessoas para mantermos o Hemopel em pleno funcionamento. Não podemos esquecer que mesmo com a pandemia, as urgências dos hospitais da região precisam de sangue.”


Com a pandemia do novo coronavírus os cuidados com a higiene foram redobrados, além do uso obrigatório de máscara. A doação leva em torno de meia hora.


O Hemocentro Regional de Pelotas fica na Av. Bento Gonçalves, 4.569 próximo ao Colégio Municipal Pelotense. Funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. Telefone (53)3222-3002.


Confira vídeos do ‘Bloco Unidos pelo Bem’



29 visualizações0 comentário
bottom of page