top of page

Visita ao Porto do Rio Grande


Deputado defende a redução das tarifas dos pedágios no Polo Pelotas


Um dos portos mais importantes do Brasil, o Porto do Rio Grande é parte essencial para a economia do Rio Grande do Sul. É a porta de entrada e saída de diversos produtos e que passam pela BR-116. Em visita a superintendência dos Portos, na terça-feira (2), o deputado federal Daniel Trzeciak se reuniu com o Duperintendente dos Portos, Fernando Estima, o presidente da Cooperativa dos Transportadores Autônomos Rodoviários de Cargas do Rio Grande (Cootracam), Gregori Rios e representantes. A redução das tarifas dos pedágios no Polo Pelotas e investimentos na infraestrutura da região foram algumas pautas do encontro. Além disso, a obra no lote 4 da BR-392, que dá acesso ao Porto e aos terminais de contêineres, como também sobre a duplicação da BR-116 foram amplamente discutidas.


Na 4ª edição do projeto ‘Deputado Convida’, Trzeciak conversou com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Sobre o lote 4 da BR-392, o ministro destacou que já existe um projeto de acesso ao Superporto do Rio Grande, porém precisa ser remodelado. Ainda de acordo com ele, com a conclusão da duplicação da BR-116 em 2021, uma licitação poderá ser feita para que as obras neste importante trecho possam ter início em 2022.


Com relação as altas tarifas dos pedágios, Freitas lembrou que o contrato vigente da concessionária que administra o Polo Pelotas foi firmado em 1998 e que o Ministério deverá cumprir, até 2026, o que foi estabelecido à época. Freitas destacou que o papel da pasta é verificar os inadimplementos contratuais e tudo que não foi executado conforme o contrato exige deverá ser revertido na diminuição da tarifa.


Além disso, o ministro explicou que a tendência é que os próximos contratos sejam firmados em novos modelos como já vem sendo feito em outras rodovias.


Assista conversa com o ministro da Infraestrutura: https://www.youtube.com/watch?v=dVfx58xDrSM




Encontro com trabalhadores portuários

Em Rio Grande, Trzeciak também conversou com representantes de sindicatos de trabalhadores portuários que solicitaram alterações na MP 945/2020. A Medida Provisória trata sobre medidas especiais de trabalho durante o perídio de pandemia da Covid-19 para proteger a saúde dos profissionais que atuam nos portos.







55 visualizações0 comentário
bottom of page